Sua indústria precisa de clientes? Então, pare de investir em máquinas!

Com toda a tecnologia de hoje em dia, muitas empresas começaram a investir em máquinas para que os processos se tornassem mais ágeis e eficazes.

A lógica utilizada por muitos empresários é que como consequência da automatização, ocorrerá um aumento na quantidade de clientes para a indústria.

Mas a verdade que precisamos dizer, é que se você realmente quer atrair clientes, vai precisar investir na aquisição deles, ou seja, marketing e vendas e não em máquinas!

Atualmente, é muito difícil uma empresa crescer sem o auxílio dos consumidores, isso porque eles também são responsáveis por fazer propaganda da sua marca, caso gostem e tenham retorno positivo em relação a você.
 

A comunicação é essencial

 
Tempo vai, tempo vem e a comunicação continua sendo muito importante para tudo na vida! Para melhorar essa comunicação, muitas empresas já estão contando com a ajuda do Marketing Digital.

Como hoje o nosso foco é industrial, veremos que o marketing voltado para esse segmento é um pouco diferente do marketing voltado à comercialização de produtos e serviços.

O marketing digital ajuda tanto na comunicação interna, quanto externa da indústria.

Portanto, ele atinge e auxilia em todas as etapas: produção, produto, vendas e relacionamento com o cliente. Vamos entender melhor como ele pode ser útil para você:
 

Como o marketing digital pode ajudar a minha indústria?

 
O marketing vai muito além da captação de distribuidores e possíveis pontos de venda. Na verdade, o essencial é atrair novos clientes.

Um bom trabalho pode fortalecer sua marca, aumentar a quantidade de clientes, potencializar as vendas, vender também para consumidores finais, captar novos distribuidores, pontos de vendas e por aí vai.

Contudo, antes de começar a ver os resultados é preciso colocar as estratégias em prática. Um dos caminhos importantes é criar um site para a sua indústria.

Um site funciona como uma filial online da sua empresa e pode ser encontrado por pessoas que estão pesquisando nos buscadores por uma empresa como a sua, ou por soluções como as que você oferece. 

Nele as informações que não devem ficar fora do planejamento são: quem somos, lista de produtos ou loja virtual, lista dos varejos que revendem os produtos, espaço “seja um revendedor”, contato e blog com conteúdo relevante para atrair futuros clientes.
 

Colocando o marketing digital em prática

 
Depois de ter um site bem estruturado e atualizado é fundamental que você centralize no seu site, ou aponte através de links para ele, todas as suas principais campanhas de marketing digital.

Uma das mais importantes estratégias, e que vale muito a pena quando falamos em indústria, é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo engloba ações em sites, blogs, mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, publicidade e pesquisa online. Se sua indústria aplicar essa estratégia, ela sairá na frente de muitos concorrentes.

Digo isso, porque uma grande parte das indústrias não investe em marketing digital para aumentar sua presença online. Ainda existe uma grande fatia do mercado que só conhece e acredita no velho modo de fazer propaganda.

Lembre-se, as estratégias precisam abranger todas as etapas de compra e produção dos produtos e não apenas as vendas.

Estando presente em todas as etapas e entendendo bem o funil de compras do seu consumidor, suas chances de prosperar são grandes!
 

Alinhamento entre Marketing e Vendas

 
Para que suas campanhas surtam o efeito e o rendimento esperado, precisa haver um alinhamento muito conciso e transparente entre sua equipe de marketing e a de vendas.

Afinal, sem objetivos e metas comuns, tratadas em conjunto, sua empresa corre um sério risco de propagar uma imagem e acabar vendendo outra.
 

O que mais preciso saber?

 
Você também deve conhecer quem são seus concorrentes e o que eles fazem para mostrar seus produtos ao público.

Uma análise de mercado é válida para analisar quais seus pontos fortes e quais oportunidades você pode explorar para sair na frente dos seus concorrentes.

Por fim, vale ressaltar que é bem importante que sua indústria tenha uma boa comunicação e mais do que isso, humanize o contato com os clientes.

Não é só por que as indústrias geralmente são vistas como “negócios frios” que você precisa estar inserido nesse rótulo.

Humanizar o seu atendimento significa criar uma relação de confiança com seus clientes.

Sua equipe precisa descobrir qual é o verdadeiro problema do seu cliente, para então oferecer soluções adequadas e justas, que realmente o ajudem em seu dia a dia.

Para ilustrar melhor, vamos elencar o que você pode fazer para atrair os clientes da melhor forma:

  • Passe conteúdo de valor para ele, que realmente o ajude em alguma tarefa ou dúvida;
  • Responda às mensagens e comentários deixados no site, e-mail ou redes sociais da indústria;
  • Mostre os bastidores da sua indústria: como é a rotina, quais são os seus diferenciais, como é determinado espaço da indústria, entre outros.

E aí, entendeu um pouco mais sobre como atrair clientes para sua indústria? Entre em contato conosco! 

Para ler mais sobre o assunto, acesse esse artigo!