Textos que vendem: aprenda como transformar palavras em clientes

Se você está começando a se aventurar na área do marketing de conteúdo, a primeira coisa a aprender é como fazer textos que vendem.

Criar textos para sites e blogs não é apenas para ter algum conteúdo. O principal objetivo é atrair novos clientes e criar engajamento.

Porém, muita gente se complica na hora de fazer um bom texto.

Para saber quais são as estratégias utilizadas para fazer bons textos, continue lendo esse artigo.

Textos que vendem: como textos podem me trazer clientes?

Marketing de conteúdo é um tema que gera muitas dúvidas nas pessoas, pelo fato não conhecerem seu real propósito.

O blog é uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo.

Assim, os textos que você coloca nele devem ser de qualidade, atraindo novos clientes e gerando engajamento.

Esse assunto deve ter alguma coisa a ver com o produto que você está vendendo. Assim, não só a pessoa sana as dúvidas, mas também já encontra a solução para os problemas e necessidades as quais possui.

Então, para saber quais são as estratégias que você deve adotar para produzir um conteúdo de qualidade, continue lendo.

Estratégias para escrever textos que vendem

O primeiro passo para escrever textos que vendem é saber para quem você está escrevendo, sobre o que você deve escrever e, onde.

Defina uma Persona 

A sua persona é uma pessoa fictícia, mas que representa o seu público-alvo. Ou seja, o seu cliente ideal, aquele que você deseja conquistar.

Ao escolher uma persona fica mais fácil fazer um texto, focando na linguagem e conteúdo de acordo com as características do seu cliente ideal.

Com isso, você irá atrair a sua persona através de características em comum.

Jornada de Compra

A jornada de compra é todo o processo que o cliente passa, desde o conhecimento do problema até a solução.

Ela é também conhecida como funil de venda, uma vez que representa as etapas de compra do cliente. Existem 3 estágios do funil.

  • Topo: É quando a persona descobre que tem um problema.
  • Meio: a persona já sabe do problema e está procurando uma solução.
  • Fundo: Nesse caso, a solução do problema já é conhecida, então o cliente procura quem pode solucionar esse problema.

Assim, com textos que descrevem problemas, você atrai o topo do funil. Enquanto isso, com textos de engajamento através de dicas, você atinge o meio do funil.

E, por último, você consegue atrair as personas do fundo do funil com textos mais voltados para a venda do seu produto.

Canais digitais 

Nessa estratégia, você deve escolher em qual canal você produzirá o conteúdo que irá atrair a sua persona.

Para isso, você deve saber qual é o canal mais utilizado por ela. Pesquise em quais redes sociais a sua persona se encontra.

Dicas de marketing de conteúdo

 

– Escolha uma palavra-chave: 

Essa é a principal dica de como escrever textos que vendem: ter uma palavra-chave em foco.

Essa estratégia tem como finalidade fazer com que o seu texto fique em uma boa posição de ranqueamento em buscadores como o Google.

Além disso, ela é essencial para atribuir a ideia principal do texto.

Então, pesquise bem sobre palavras-chaves que tem relação com o assunto que você está falando.

Geralmente, é bom pensar o que o cliente pesquisaria no buscador quando precisa de uma informação que o seu texto resolverá.

– Criar título e subtítulo 

 

A primeira coisa para ajudar na construção do seu texto é criar o título e subtítulos.

Assim, você se organiza melhor, definindo uma estrutura para o seu conteúdo. Que deve ter uma introdução, alguns subtítulos e conclusão.

Além disso, é importante que a palavra chave apareça no título e em alguns subtítulos para ajudar no ranqueamento.

– Capriche nas primeiras palavras do seu texto 

A introdução é a sua oportunidade de conquistar o cliente e o deixar interessado para ler mais. Por isso, é a melhor maneira de atraí-los e é a parte mais importante do seu texto.

– Transforme o texto bom em texto que vende 

 

Uma maneira de gerar venda é transformando os visitantes do blog em leads. Para isso, coloque no seu site formulários para assinar newsletter. Ou melhor, para download de materiais sobre o assunto.

Esses leads devem ser nutridos com com textos mais específicos que podem ser enviados por e-mail.

Então, uma vez que você nutrir os leads, você deve levar até eles o link de compra ou de consulta. Assim, a venda será efetuada.

Então, agora você já sabe qual é a importância de construir textos que vendem.

Além disso, seguindo todas essas dicas você conseguirá atrair clientes e vendas para o seu blog.

Não esqueça que a qualidade do seu conteúdo é muito importante para conquistar clientes fiéis. E se precisar de auxílio, é só entrar em contato conosco que te auxiliamos com maiores orientações.