07/04
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Como dividir a verba de mídia adequadamente e fazer com que a suas campanhas publicitárias tenham sucesso?

Atualmente, não há uma empresa que não precise investir em mídia digital, seja essa mídia impulsionada ou mesmo orgânica. Mas para que você tenha resultados efetivos, é preciso investir também num planejamento de mídia.

É por meio desse planejamento que você sabe onde e quanto deve investir para conseguir resultados. E ele compreende tanto os novos clientes quanto os antigos também, numa tentativa de estimular novas negociações.

 

Não basta estar em todas as plataformas

 

O sucesso das suas campanhas não depende de estar em todas as plataformas, mas sim de identificar as melhores oportunidades. E para conseguir isso o planejamento de mídia é indispensável.

Muitos tem a ideia errônea de que o sucesso numa campanha depende de estar em vários locais. Quando você começa a criar contas e anunciar em todas as mídias que estão “bombando” o que terá é uma perda de tempo e recursos.

Mas como assim?

Cada empresa possui um tipo de cliente ideal, o que chamamos de público-alvo, logo, esse cliente pode se encontrar mais numa rede social do que em outra. E esse dado é importante para que você saiba onde investir efetivamente.

Por isso também é importante uma pesquisa de mercado.

Uma campanha de sucesso é aquela que consegue atingir seus objetivos e metas, tais como: atrair mais pessoas, fechar vendas, recuperar carrinho de compras, estimular novos negócios, etc.

E para que você consiga que os objetivos do seu negócio sejam atingidos e, também, para que o orçamento disponível seja utilizado da melhor maneira, o planejamento de mídia é crucial.

 

Mas o que é esse tal de planejamento de mídia?

 

Antes de passarmos a abordar sobre verba de mídia e distribuição adequada dela para seu negócio, é importante entendermos o que é um planejamento de mídia.

O planejamento de mídia, também conhecido como plano de mídia, é uma ferramenta que analisa e identifica quais os melhores veículos de mídia e estratégias para divulgar sua marca, produto ou serviço.

É através desse planejamento que se consegue determinar as estratégias e os meios mais adequados segundo o seu público e atividade da sua empresa, mas também, claro, segundo o que é tendência.

Com esse plano você tem dados como: alcance das campanhas, melhores canais segundo seu público, custo-benefício de cada canal de mídia, estratégias adequadas, entre outros.

Veja que aqui nós não nos baseamos apenas num único dado para tomar decisões, mas reúnem-se diversos dados para tomar decisões assertivas.

Desse modo, você consegue fazer com que sua mensagem impacte e atraia as pessoas certas no momento certo para seu negócio.

 

Como definir a verba de mídia de acordo com a abrangência do negócio

 

Você provavelmente já ouviu a frase “dividir para conquistar” e, nesse caso, não existe frase mais ideal.

Para que você consiga divulgar sua marca, atrair novos clientes e fidelizar os antigos, é preciso saber como dividir os investimentos em mídias.

Os maiores investimentos devem ser sempre para atrair novos clientes, apesar de serem os clientes fidelizados os responsáveis pela maior receita numa empresa.

E isso tem uma explicação: os investimentos para fidelizar clientes costumam ser bem menores, pois eles já conhecem sua marca, seus produtos, serviços, etc., precisando apenas de um motivo para retornarem ou lembrarem de você.

 

Importante

 

Algo que você precisa ter em mente na hora de fazer um plano de mídia é segmentar suas campanhas.

Se você ficar “atirando para todos os lados”, seja nas campanhas para novos, antigos ou “quase clientes”, nunca terá resultados satisfatórios.

Isso seria como atirar no escuro, se lançar à sorte. E sabemos que em marketing digital não existe sorte, mas sim estratégias e soluções que funcionam para conferir resultados concretos.

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