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O funil de vendas é um conjunto de etapas pelas quais um lead passa, dentro da sua jornada de compras, até estar pronto para se tornar um cliente.

O termo funil é utilizado para ilustrar o fato de que apenas uma parte das pessoas atingidas pela comunicação de uma empresa, chega até o estágio final, que é de fato fazer a compra de um produto ou contratação de um serviço.

Compreender a jornada de compras do seu cliente é fundamental para organizar suas ações, dentro de cada etapa do funil. Cada vez mais as empresas estão adotando o Funil de Vendas para aumentar a conversão de clientes e de vendas, devido às mostras de eficácia dessa estratégia.

O funil de vendas é dividido em 4 etapas principais e aqui nesse artigo você irá conhecer e entender cada uma delas individualmente.

Ficou interessado em saber mais sobre as etapas do funil de vendas?
Então, fique conosco até o final!

Funil de vendas: o que é?
No marketing digital, o funil de vendas tem como objetivo tornar os visitantes ou usuários comuns do site da sua empresa em clientes efetivos.

Dessa forma, dividido em 4 etapas, o funil de vendas mostra passo a passo como é feito o caminho desde o primeiro contato do visitante com a sua empresa até o momento de você fechar a venda.

O funil pode ser dividido em 3 partes (estágios) maiores: topo, meio e fundo.

Topo do funil: aqui o usuário ainda está tendo o primeiro contato com a sua empresa, normalmente, atraído por algum conteúdo que chamou sua atenção. Nesta etapa, o visitante ainda não demonstra interesse nos seus produtos ou serviços, por isso, a importância de convertê-lo em um lead.

Meio do funil: aqui o usuário virou lead, ou seja, já é um potencial cliente que considera contratar ou adquirir um serviço ou produto da empresa, em algum momento.

Fundo do funil: aqui o lead já virou cliente efetivo e está prestes a tomar a decisão de contratar a solução oferecida pela sua empresa

As etapas do funil de vendas, entretanto, são 4:

Atrair
Converter
Relacionar
Vender

Você agora verá melhor cada uma delas.

Etapa 1: Atrair

Nessa etapa, o marketing de conteúdo é extremamente importante, pois através da produção de materiais de qualidade (artigos, vídeos, infográficos) você aumenta as chances do visitante do seu site virar um lead.

Na atração ou prospecção, o visitante está tendo o primeiro contato com a sua empresa, então ele precisa ver que ela oferece qualidade e relevância.

Digamos que você tenha uma empresa de suplementos e um site onde você fala sobre nutrição, oferecendo conteúdo qualificado nessa área.

O usuário que está pesquisando a compra de um determinado suplemento, com certeza, chegará ao seu site e poderá virar um lead, se as informações oferecidas o ajudarem a sanar suas dúvidas, ou resolver o seu problema.

Na etapa de atração é fundamental cuidar do conteúdo do seu site, para otimizar o seu ranqueamento nos mecanismos de buscas, ao mesmo tempo em que devemos usar as redes sociais para divulgar esses conteúdos, gerando fontes diferentes de tráfego para o seu site.

Etapa 2: Converter

Na etapa de conversão, a meta é transformar o visitante em lead (em um potencial cliente).
Você deverá produzir conteúdos, utilizando call to action (chamadas de ação), oferecendo materiais gratuitos em troca dos dados do usuário, como o e-mail.
Por exemplo, ao final dos artigos postados no seu blog você pode colocar uma chamada de ação para que o leitor deixe seus dados em um formulário de inscrição em troca de um e-book sobre suplementação.
Além de mostrar ao visitante que você se importa com ele e oferecer um material de qualidade grátis, ainda conseguirá o e-mail dele para seguir a próxima etapa.

Etapa 3: Relacionar

Na 3ª etapa do funil de vendas o objetivo é manter um relacionamento com o cliente através do envio constante de material informativo de qualidade.
Isso deverá ser feito por meio da estratégia de e-mail marketing, através do e-mail passado pelo lead. O envio desses materiais deverá ajudar o seu lead a entender melhor o seu problema e a solução, assim, você se tornará uma autoridade nesse assunto para ele.
Seguindo no exemplo do site e da empresa de suplementos, você irá enviar para o lead materiais (e-books, áudio-books, vídeo-aulas) falando especificamente sobre o suplemento que ele mostrou interesse.

Etapa 4: Vender

Esta é a última etapa do funil de vendas e a mais importante.
No caso de uma venda simples, se for online é o cliente finalizar a compra no carrinho. Se for um negócio físico é ele ir até a loja e adquirir o produto ou contratar o serviço.
Na situação de uma venda complexa, provavelmente esse lead vai ter passado por uma reunião para apresentação de propostas ou mesmo por um período de avaliação da solução e só chegará ao fundo do funil quando assinar o contrato.

O funil de vendas é uma das estratégias mais importantes e extremamente necessária para quem deseja fechar mais negócios.

Se você tem interesse em saber mais sobre as etapas do funil de vendas, então leia esse nosso outro artigo e fique sabendo tudo desse tema.

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