O que é o marketing de conteúdo e como ele atrai clientes na internet?

O mundo contemporâneo deu às pessoas a opção de escolher o que consumir. Por isso, propagandas interruptivas já são coisa do passado. Nesse sentido, o marketing de conteúdo cresceu e figura como ótima estratégia de aumento do número de vendas.

Podemos conceituar o marketing de conteúdo como uma forma de engajar determinado público-alvo por meio da elaboração de materiais relevantes e úteis. Assim, gera-se valor para os usuários e se auxilia a criação de uma visão positiva da marca.

Conquistar novos clientes e atrair visibilidade para o negócio é o carro-chefe dessa metodologia. Quer saber mais a respeito do assunto? Sua empresa precisa se inserir em outros âmbitos? Então confira neste texto!

Para que serve o marketing de conteúdo?

Conforme mencionamos, o marketing de conteúdo tem como grande ideal a conquista de cada acesso devido à relevância do material. Não há nenhum tipo de interrupção a tarefas: o público precisa ser atraído sutilmente.

De maneira mais prática, vamos citar um exemplo partindo do princípio de que você tem uma empresa de aluguel de bicicletas. Ao decidir apostar no marketing de conteúdo, será criado um blog da marca e passarão a ser postados textos com alguma relação ao tema central do negócio.

Uma pauta interessante seria uma lista de motivos para se realizar atividades físicas diariamente. Ou, quem sabe, você pode elaborar um artigo abordando os melhores benefícios de se andar de bicicleta regularmente. As opções são variadas e isso evidencia a interessante gama de possibilidades abertas pelo marketing de conteúdo.

Como ele ajuda no aumento das vendas?

Existem quatro pilares fundamentais para o funcionamento do marketing de conteúdo:

  • atrair;
  • converter;
  • vender;
  • encantar.

Inicialmente, o leitor é atraído ao material porque está, de fato, buscando saber informações úteis sobre aquele assunto. Em seguida, esse leitor precisa ser transformado em um potencial cliente. Para isso, é primordial a qualidade do texto.

O terceiro passo consiste na venda. Para chegar lá, você precisa provar para essa pessoa que sua empresa é a opção ideal para fechar o negócio. Mas atenção: caso se concretize a operação, nada acaba. O marketing de conteúdo preza por uma relação duradoura entre vendedor e comprador, pensando, também, em transações futuras.

Esse processo que resumimos anteriormente se chama jornada de compra. Considerando diversos conhecimentos a respeito do marketing de conteúdo, uma empresa especializada é capaz de definir em que estágio do funil de vendas cada usuário se encontra. Desse modo, se produz artigos bem pensados.

Quais são as principais vantagens?

Bom custo-benefício

Investindo em marketing de conteúdo, uma corporação garante bom custo-benefício. As métricas são detalhadas e propiciam conhecimento minucioso sobre como cada campanha agiu.

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), métrica usada para saber o valor investido em cada novo consumidor, figura como ótimo exemplo. No marketing de conteúdo, conquistar clientes é barato e a receita gerada por ele em compras na empresa faz esse custo-benefício ser ainda melhor.

Maior tráfego no site

A relevância do Google é algo evidente. Por isso, produzir materiais de qualidade consiste na exigência de uma boa campanha de marketing de conteúdo. O portal de buscas coloca nas primeiras posições os textos que atendem aos padrões: utilidade, originalidade, bom uso de palavras-chave, boa linkagem etc.

Em média, empresas que investem em marketing de conteúdo têm 2,2 mais visitas em seus sites. Caso a produção seja igual ou maior que 13 textos mensais, essa quantidade bate na casa dos 4,2 acessos a mais que a concorrência.

Mais engajamento

Qualidade gera engajamento. No marketing de conteúdo, você não pode se esquecer dessa máxima. Quando as pessoas identificam bons materiais, tendem a reagir a eles. Essa reação pode ser por meio de curtida, comentário, compartilhamento, entre outras ações. De qualquer modo, o engajamento ajuda no reconhecimento e na credibilidade da marca.

Diante da competitividade atual do mercado em diversas áreas, apostar no marketing de conteúdo figura como diferencial muito consistente. A clareza nos métodos e o excelente custo-benefício são características que não podem ser deixadas de lado!

Então, gostou das explicações? Que tal compartilhar o texto nas redes sociais e mostrar a importância do marketing de conteúdo para seus amigos?