Entender o papel do marketing digital no pré e pós-venda pode otimizar (e muito!) as suas estratégias no meio online. Como consequência, você pode ver a lucratividade de sua empresa aumentar e um número maior de consumidores se aproximar do que você oferece.

Se você vem buscando maneiras de realizar isso, mas ainda não sabe como, as informações que separamos a seguir podem ajudar entender essa questão e ir cada vez mais longe em suas ações!

Gerar conhecimento e interesse pelo produto

O Inbound Marketing é certamente o cerne do marketing digital. Sua premissa é atrair o consumidor voluntariamente em vez de ter que interpelá-lo com anúncios e propagandas invasivas que nada têm a ver com o interesse do usuário.

Assim sendo, gerar conhecimento e interesse pelo produto é o primeiro passo do pré-venda e por meio dessa ferramenta é possível realizar isso das seguintes formas:

  • ter presença digital;
  • manter suas redes e mídias atualizadas;
  • ter um plano de comunicação e marketing para ser o mais assertivo possível no ambiente online;
  • investir em Marketing de Conteúdo como forma de atrair o consumidor com conteúdo relevante.

Depois que o usuário souber que sua empresa existe e começar a ter interesse por seus produtos ou serviços, será possível ir para a próxima fase do funil de vendas.

Esclarecer dúvidas

O consumidor só irá avançar na jornada de compras se estiver sendo bem atendido e sentir que o que você oferece é o que ele realmente quer ou precisa. Sem esse tratamento não adianta se precipitar e oferecer qualquer produto ou serviço que seja. 

Respeitar cada etapa do processo de vendas (pré, durante e pós-venda) é algo essencial no marketing digital e, quanto antes você entender, mais poderá de ter êxito em suas ações. 

Promover o produto

Se você respeita as etapas da jornada de compra promoverá o produto na hora certa, podendo convencer o consumidor de forma mais suave. Só faça isso depois que ele já se tornou um lead e demonstrou claramente que está apto a realizar a compra.

A partir daí você pode oferecer conteúdos mais segmentados e ofertas especiais que possam fazê-lo fechar negócio com sua empresa. 

Estabelecer um canal de relacionamento online

Já não é novidade que a maioria esmagadora dos consumidores estão presentes na internet, não é mesmo? Se você abrir mão desse fato e não darem a eles o devido tratamento com um canal de relacionamento online, certamente estará perdendo terreno neste meio.

Algumas formas de você realizar isso são:

  • uso de chatbots em seu website e redes sociais;
  • se dedicar a respondê-los em questões mais específicas seja por e-mail ou rede social quando o chatbot não for aplicável à pergunta feita;
  • continuar fazendo uso de meios tradicionais como uma linha telefônica já que nem todo mundo se sente satisfeito com o atendimento online;
  • saber em quais canais o seu público-alvo está e dar maior atenção a esse contexto.

Para encerrar este post com chave de ouro, vamos ensinar como fidelizar o cliente por meio do marketing digital no pós-venda. Continue lendo e confira.

Fidelização do cliente com ações de pós-venda

Esqueça a ideia de que realizar contatos comerciais por e-mail é SPAM ou algo ultrapassado. Primeiro, você deve saber que existem mais 289 milhões de pessoas no mundo que fazem uso do correio eletrônico.

Nenhuma rede social possui esse número de usuários e nenhuma dela oferece um contato tão personalizado e privado quanto o e-mail.

Por essas e outras, o E-Mail Marketing tem sido a estratégia mais eficaz de fidelização do cliente do marketing digital. Algumas formas realizar isso são:

  • fazer follow-up do cliente durante o processo de compra e após;
  • checar o nível de satisfação com o site, atendimento, entrega e produto;
  • continuar oferecendo conteúdos e ofertas exclusivas como cupons especiais de desconto após a primeira compra, etc.

Por meio dessas atitudes simples você demonstra que realmente se importa com o consumidor, aumentando suas chances de fidelizá-lo.

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