5 passos essenciais para a criação de identidade visual

Um dos desafios para o sucesso de um negócio é a criação de identidade visual. Mais do que um simples logo, o recurso é capaz de diferenciar sua empresa dos concorrentes e atestar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Ela carrega os valores da sua marca e afeta diretamente a maneira como os clientes enxergam seu negócio, traduzindo a forma por meio da qual sua empresa escolhe se colocar, projetando suas crenças e valores, sua relevância e confiabilidade. Ou seja: traduzindo visualmente a essência da companhia.

Para tanto, é necessário combinar um conjunto de elementos determinantes na relação do público com o negócio. Grandes marcas — como Google, Coca-Cola e Apple — dedicam muito de seus processos à alimentação dessa identidade, mas empresas de qualquer tamanho podem (e devem) investir nisso.

Elencamos 5 passos essenciais na construção de uma identidade visual para ajudar você nesse processo. Confira!

1. Saiba a sua mensagem

Se a identidade visual é responsável por traduzir a essência do seu negócio, isso significa que é imprescindível definir a sua missão e visão e entender o seu propósito.

Por qual motivo você faz o que faz? De que forma você contribui com o mundo e com o seu público? Que diferença você faz na vida das pessoas? Você defende alguma causa por meio da sua empresa?

Todas essas perguntas devem ser levadas em consideração na hora de definir uma mensagem estruturada e condizente com o que você passará, também, por meio do visual.

2. Empenhe-se no brainstorming

Esse é o momento de soltar a criatividade em busca das melhores ideias para a sua identidade visual. Convide seus colaboradores a propor ideias livremente. É importante que não haja muitos filtros nesse momento: sugestões, a princípio, esquisitas podem ser lapidadas e remodeladas. No meio de um brainstorming, muitas possibilidades de sucesso podem surgir.

Levando em consideração o seu objetivo como negócio, utilize o momento do brainstorming para encontrar conceitos, ideias e objetivos para a criação da identidade visual. Evite críticas e aproveite a chance de dar forma às ideias junto aos profissionais responsáveis.

3. Defina o design

É chegada a hora de escolher as cores, a tipografia e os estilos que vão compor a sua identidade visual. É importante lembrar que nada aqui é gratuito: cores comunicam sentimentos, assim como fontes e outros elementos de design transmitem mensagens específicas.

Não se esqueça de quem é o seu público! Você deve conhecê-lo bem e alinhar a escolha desses elementos tanto à essência da sua marca quanto aos anseios dos clientes para maximizar os resultados.

Uma vez escolhidos esses elementos, é hora de padronizar toda a sua comunicação para que uma imagem consistente da sua empresa tome forma.

4. Faça um bom briefing

O briefing é responsável por detalhar o máximo possível os passos das suas iniciativas de marketing. Por meio dele, a equipe incumbida de construir suas peças publicitárias, novas embalagens, remodelar o site, etc. é capaz de seguir à risca a identidade da marca.

Um briefing deve comunicar alguns pontos chave, como o objetivo de certa campanha, o tom de diálogo que deve ser adotado e o propósito da iniciativa como um todo, seguindo o que foi definido anteriormente e mantendo toda a comunicação da empresa alinhada.

5. Tenha uma equipe profissional

Para conseguir produzir uma identidade visual de qualidade, não há outro jeito que não investir numa equipe qualificada para a tarefa. Profissionalismo, conhecimento de mercado e de tendências e noções aprofundadas das ferramentas necessárias são questões que não podem ser preteridas.

Nessa hora, vale a pena considerar a contratação de uma agência terceirizada para a construção da identidade. Essas empresas concentram um know-how avançado e foco nos resultados, garantindo que o seu dinheiro não seja jogado fora e que o seu investimento trará frutos.

Ter um produto ou serviço de qualidade é fundamental, mas apresentá-lo da melhor forma é tão importante quanto, e é por isso que o seu negócio deve dar total atenção à criação de identidade visual!

Agora que você já sabe os principais passos dessa construção, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar nesse processo!