Afinal, como divulgar o meu site recém-criado? 5 maneiras eficazes!

A pergunta “como divulgar meu site” ronda a cabeça de muitos empreendedores que se lançaram recentemente no meio digital, mas ainda não sabem como obter os melhores resultados no ambiente virtual.

Se esse é o seu caso, saiba que a situação tem solução e existem várias alternativas que podem ser utilizadas para este fim.

Continue com a leitura e veja 5 dicas que separamos para que você encontre maneiras eficazes de divulgar o seu site! Vamos nessa?

1. Cadastre-se no Google meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma que permite que você insira dados importantes sobre a sua empresa e até mesmo interaja com o usuário, que pode deixar comentários e avaliações sobre o seu estabelecimento e enviar mensagens sobre quaisquer dúvidas que tenha.

Você já deve ter observado que quando pesquisa sobre uma determinada organização aparece no canto direito da tela uma descrição contendo endereço, website e horário de funcionamento. Ali também fica o botão de avaliação demonstrando quantas estrelas aquele negócio recebeu e os comentários dos usuários que lá estiveram.

O próprio Google garante que “empresas que verificam suas respectivas informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de ser consideradas de boa reputação pelos consumidores”. Em outras palavras: se você ficar de fora, estará limitando bastante o alcance do seu site.

2. Use o Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de anúncios pagos do Google. Nele você pode criar propagandas e determinar de maneira bem específica para qual público aquela campanha vai.

Por meio de geoprocessamento e análise do comportamento do usuário feita pelo Google, é possível você escolher a audiência de interesse até pelo quarteirão no qual o seu negócio está localizado e ainda especificar gênero, idade e preferências dos consumidores que quer atingir. Certamente uma ferramenta e tanto, não é mesmo?

3. Faça anúncios no Facebook

O Facebook Ads não é diferente e também oferece possibilidades interessantes a quem investe nesse recurso. Inclusive, essa rede social tem limitado cada vez mais o alcance orgânico das páginas, sendo praticamente obrigatório que em um momento ou outro você utilize dessa ferramenta para atingir um número maior de pessoas.

4. Invista em produção de conteúdo

A produção de conteúdo é uma das melhores formas de divulgar o seu site pelo fato de ser possível colher grandes resultados de forma gratuita. Isso quer dizer que, produzindo conteúdo de relevância e de qualidade para o usuário, você pode atraí-lo até o seu site em vez de ter que interpelá-lo com anúncios pagos.

Obviamente, é uma estratégia de médio a longo prazo, já que levará algum tempo para que o seu conteúdo se torne conhecido e passe a estar presente no topo dos resultados das páginas de pesquisa.

5. Desenvolva o SEO do seu site

Bom, se o assunto é estar bem ranqueado nos sites de pesquisa, não podemos deixar de falar do conjunto de técnicas conhecidas como Search Engine Optimization (SEO), em português chamadas de “Otimização para mecanismos de busca”.

Abaixo, vamos destrinchar alguns pontos básicos dessa aglutinação de táticas que formam o SEO. Confira:

  • trabalhar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio na descrição do site, nos títulos dos posts e nos textos publicados;
  • realizar a construção de links (link building), tanto internos quanto externos, a fim de contribuir para um melhor ranqueamento do seu site;
  • inserir alt-text nas imagens a fim de torná-las identificáveis pelo Google Bot, robô que faz a varredura do conteúdo disponível na internet;
  • ter um site visualmente atrativo e que seja funcional, oferecendo a melhor experiência possível ao usuário.

Vale frisar que são centenas de técnicas envolvidas no SEO e aqui demos apenas uma ideia de como funciona. Procure se aprofundar nessa questão para obter melhores resultados. E aproveite bem das informações dadas neste post para ir além.

Agora que a pergunta “como divulgar meu site” está mais bem resolvida, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para o seu negócio! Não perca tempo!