Otimizar site com foco no melhoramento das suas páginas mais acessadas pode fazer com que a sua empresa apareça nos primeiros resultados dos principais motores de busca da internet. 

Realizar tal feito é ótimo, não é mesmo? Afinal, um aumento expressivo do alcance orgânico (sem ter que pagar por anúncios) significa mais visitantes. Estes, por sua vez, podem se tornar leads, clientes e quem sabe até serem fidelizados ao fim desse processo.

Se já está curioso para saber como atingir esses resultados, confira as informações a seguir e aprenda dicas valiosas de como otimizar o seu site:

Trabalhar o SEO

Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para mecanismos de busca, em português, é um conjunto de técnicas utilizadas para que seu site seja mais facilmente encontrado pelos usuários dos motores de pesquisa, podendo atingir o topo da primeira página de resultados.

Para se chegar a tal resultado, é preciso utilizar ferramentas como o Google Analytics, Heat Map e tantas outras que apresentam dados concretos sobre informações, como quais as páginas mais visitadas em seu site e as áreas mais “quentes” (onde o cursor do mouse passou mais vezes). Com esse trabalho de “detetive”, fica muito mais fácil criar estratégias mais acertadas.

Só para você ter uma ideia, alguns pontos básicos do SEO são:

  • utilização de palavras-chave relacionadas ao seu negócio na descrição do site, nos títulos dos conteúdos postados e nos textos corridos do blog;
  • descrição das imagens por meio de alt-text, a fim de possibilitar a leitura das mesmas pelo Google Bot — robô que “lê” os conteúdos na internet;
  • fazer a construção de links (link building) amigáveis tanto para URLs internas quanto as externas, que ranquearão melhor o seu site;
  • cuidar da qualidade das imagens e textos postados, assim como o carregamento das mesmas, pois sites lentos são mal avaliados na busca.

Bom, são centenas de pontos envolvidos nesse conjunto de técnicas, que ainda se divide em SEO on-page e off-page. Aqui, quisemos apenas pincelar esse assunto para que você passe a ter noção do quão importante e urgente é esse aprimoramento, se quiser colher os melhores resultados em seu negócio no meio digital.

Produzir bom conteúdo

Outro ponto que pesa bastante na avaliação dos motores de busca é a qualidade, extensão e frequência da sua produção de conteúdo. Isso significa que textos curtos demais, mal escritos e postados de forma irregular em seu site ou no blog acoplado a ele estarão bem longe de conseguir o topo dos resultados nos principais mecanismos de busca.

Não é à toa que hoje o Marketing de Conteúdo é “a menina dos olhos” e uma das vertentes mais fortes do Inbound Marketing. Se você ainda não produz conteúdo ou se já faz, mas de maneira ineficaz, é hora de rever os seus conceitos.

Melhorar o layout e usabilidade

Os sites de pesquisa valorizam bastante a experiência do usuário, termo conhecido em inglês pela sigla UX (User Experience). Assim, você deve se preocupar não só em entregar um site estratégico para estar nos topos dos resultados e com conteúdo de qualidade, mas que também seja visualmente atrativo e fácil de usar.

Vamos lembrar que a internet empoderou bastante o consumidor com o grande volume de informações e ofertas a fácil alcance. Se você não dá aquilo que o usuário deseja, ele rapidamente pode ir para a aba seguinte e procurar outro site que possa atendê-lo melhor. Investir em webdesign e desenvolvimento web se torna, então, um aspecto fundamental de quem leva a sério o sucesso dos negócios no ambiente virtual.

Como pode ver, é necessário um aprofundamento maior nestes assuntos a fim de alcançar grandes resultados. Por isso, não hesite em contar com a ajuda de agências especializadas no assunto, que procuram encontrar para você as soluções que tanto busca e precisa.

Se gostou de aprender como otimizar site melhorando as suas páginas mais acessadas, aproveite para entrar em contato conosco e saber de que maneiras podemos ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados on-line.

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