Sabemos que hoje a concorrência está cada vez mais ampla e diversa, em variadas frentes — sendo a internet a principal delas. Por isso, para qualquer empreendedor que queira colocar o seu produto ou serviço de forma mais estratégica e exitosa, descobrir como vencer a concorrência e se destacar no mercado é essencial.

Se você quer melhorar seus resultados e ver os seus negócios prosperarem, leia este post! Separamos informações importantes para você:

Identifique seus pontos fortes e fracos

Não é nem um pouco estratégico, tampouco inteligente, fechar os olhos para a concorrência em um mercado tão disputado como o atual. Nesse sentido, identificar os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço passa justamente pela comparação com o que os seus concorrentes produzem.

Um bom método para reconhecer isso é o SWOT — sigla, em inglês, para Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Conhecido em português como FOFA, o modelo consiste em elencar cada um desses pontos para trazer maior clareza ao posicionamento estratégico do seu negócio.

Agregue valor ao produto

Hoje, se fala menos em vender preço, e mais em vender valor. Isso porque, com a transformação digital, o cliente vem sendo colocado cada vez mais no centro das atenções, sua experiência com o serviço ou produto valendo muito mais do que apenas aquilo que ele paga.

Não pense que apenas baixando os preços você aumentará o sucesso do seu negócio. Inclusive, isso pode ser prejudicial às finanças da sua empresa. Planeje-se melhor se realmente quiser fazer isso.

Não é à toa que muitas empresas têm preocupado em se engajar em causas sociais, desenvolver produtos que respeitem a natureza ou promover eventos que tragam uma experiência diferenciada aos consumidores. E isso é só a ponta do iceberg.

Saiba como vencer a concorrência inovando

Inovação tem sido a palavra da vez, e não é por menos. Em um mercado tão voraz, com consumidores sendo bombardeados por variadas ofertas quase o tempo todo, é essencial inovar para não ficar para trás.

Inovar, porém, em um contexto como esse, significa também sair na frente. Por isso, é preciso ser ágil. Não invista todo o seu tempo planejando e pensando no produto perfeito.

Vivemos na era digital, em que tudo é consumido rapidamente — assim como deixado para trás em uma velocidade incrível. Assim, às vezes é a versão beta que vai te colocar à frente da concorrência e permitir que, mais à frente, você tenha condições de fazer algo melhor. Pense nisso.

Invista em marketing digital

Muito falamos sobre o mercado contemporâneo, mas ainda não tocamos no assunto principal: o marketing digital.

Hoje, ignorar a internet é o mesmo que se sabotar. Os números apontam que mais de 90% dos consumidores realizam uma pesquisa na internet antes de comprar. Logo, ficar de fora disso é o mesmo que eliminar a maior parcela do seu público-alvo, seja qual ele for.

O marketing digital, por meio de algumas estratégias e ferramentas cada vez mais essenciais em qualquer negócio, tem ajudado a melhorar os resultados das empresas. Nesse sentido, os principais recursos usados são:

  • marketing de conteúdo: produção de blog posts com assuntos de interesse do consumidor, a fim de atraí-lo para o seu negócio;
  • e-mail marketing: uma das formas mais diretas, pessoais e eficientes de contato entre consumidor e empresa, que gera excelentes resultados;
  • inbound marketing: conjunto de estratégias online que visam atrair o consumidor em vez de interpelá-lo como se fazia na propaganda televisiva.

Vale lembrar que existem ainda muitas outras ferramentas importantíssimas no universo do marketing digital no mercado. Citamos aqui apenas algumas das mais usadas para que você tenha uma ideia de por onde começar.

Então, gostou de saber como vencer a concorrência e se destacar no mercado? Sobrou alguma dúvida? Deixe seu comentário! Será um prazer esclarecer quaisquer dúvidas e ainda dar algumas dicas extras.

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