Entenda a real importância das redes sociais para as empresas

Para que você entenda a real importância das redes sociais para as empresas elaboramos este artigo, trazendo diversas dicas e informações para clarear sua visão e ajudá-lo a tomar uma atitude rápido, antes que os seus concorrentes o deixem sem alternativas.

Não é novidade que as formas de consumo estão mudando constantemente ao redor do mundo. Mas como você tem integrado essa nova realidade ao seu negócio?

O Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários ativos na Internet, com aproximadamente 120 milhões de pessoas conectadas. Em termos de redes sociais, ocupamos o 3º lugar no ranking entre os cadastrados no Facebook.

Apesar disso, muitas empresas têm ignorado essa crescente tendência e optado por deixar as suas marcas de fora do universo digital. Com isso, além de perderem clientes, elas deixam de estabelecer um contato direto com os consumidores e aumentar a visibilidade no mercado.

Quer se destacar no seu segmento? Entenda a real importância das redes sociais para o sucesso da sua empresa na era digital!

Relacionamento

Quando o assunto é rede social, um dos principais benefícios que pode ser percebido pelas empresas é a possibilidade de criar e estreitar relacionamentos com o seu público-alvo.

Essa relação influencia diretamente na forma que o consumidor enxerga e se sente em relação à empresa, afetando o seu comportamento de compra e, até mesmo, o boca a boca. Isso porque a relação de uma pessoa com a marca afeta a percepção dos outros consumidores de forma significativa.

Por isso, as empresas estão investindo em ferramentas de comunicação mais eficientes e diretas, para que o cliente seja atendido de forma personalizada e se sinta ainda mais valorizado.

Posicionamento

Focadas na importância das redes sociais para o marketing, as grandes empresas têm investido cada vez mais no posicionamento de suas marcas dentro dessas plataformas.

No ambiente virtual, a forma como uma empresa se posiciona diz muito sobre ela. Da maneira como se comunica com os clientes à forma como reage a assuntos polêmicos, tudo pode influenciar a imagem da sua marca no ambiente on-line, positivamente ou não.

Segmentação

Já faz um tempo que o investimento nas redes sociais deixou de ser uma aposta para se tornar fundamental em qualquer estratégia de marketing. E um dos fatores que levaram a esse movimento do mercado foi o grande potencial segmentador dessas plataformas.

Ao investir em uma campanha nas redes sociais, é possível fazer uma segmentação completa do consumidor que você pretende atingir. Utilizando o Facebook Ads, por exemplo, é possível definir a localização, idade, gênero e interesses de um público e se comunicar diretamente com ele.

Análise de resultados

Quando as empresas investem em estratégias de marketing, um dos grandes questionamentos é como medir o sucesso das ações. Entretanto, quando se está no ambiente das redes sociais, isso não é mais um problema.

Tudo que é feito por uma marca no ambiente on-line pode ser mensurado de maneira prática e objetiva. A maioria das plataformas oferece um sistema próprio de análise de resultados. Mas, caso prefira integrar todas as informações em um só ambiente, também é possível fazer isso através de sites especializados.

É possível, por exemplo, entender o comportamento dos seus seguidores, os horários de maior interação e, assim, definir como é a relação das pessoas com sua marca. Com todos os dados em mãos, é possível desenvolver as melhores práticas e estratégias em que a empresa deve investir para alcançar cada objetivo.

Tendências

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o conteúdo que você oferece ao seu público é muito importante, não é mesmo? E essa é exatamente uma das principais tendências para os próximos anos: criar conteúdos cada vez mais interessantes e relevantes.

Além disso, as redes sociais estão diminuindo gradativamente o alcance das publicações de forma gratuita, obrigando as páginas institucionais a investirem ainda mais nas postagens pagas.

Agora que você já conhece a real importância das redes sociais para o seu negócio, é hora de colocar o conhecimento em prática e buscar melhores resultados. Com dicas simples e práticas, é possível utilizar as redes sociais de maneira correta e objetiva.

Quer saber mais sobre marketing? Baixe o nosso e-book e confira 5 estratégias para aumentar a fidelização dos seus clientes!