Entenda quanto tempo é preciso para a criação de sites profissionais

Se você está tentando descobrir quanto tempo é preciso para a criação de sites profissionais, mas ainda tem dúvidas se esse é um processo demorado ou não, saiba que tudo dependerá da complexidade do seu projeto.

Por mais que essa constatação possa soar vaga, é fato que tal tarefa demandará tempo em qualquer empresa ou agência especializada que você venha a contratar para desenvolver a página do seu empreendimento.

Por meio das informações a seguir você terá maior clareza sobre o assunto e conseguirá sanar os seus questionamentos. Continue lendo e entenda melhor.

A importância de criar um site profissional para a sua empresa

A internet tem sido um fator predominante no contato entre pessoas e empresas. Estratégias diferenciadoras, como o marketing digital, partem desse pressuposto para trazer grandes resultados aos empreendimentos que sabem se valer dos benefícios que esse cenário possibilita.

Sem um site profissional você fica fora dessa jogada e, mesmo que faça amplo uso das redes sociais, não terá um local só seu para concentrar os seus esforços. Com uma página empresarial você demonstra o profissionalismo necessário para conquistar a confiança do consumidor. Além disso, ainda alinha técnicas e abordagens diversas como SEO, Marketing de Conteúdo e tantas outras formas de atingir sua audiência por meio de um site.

O tempo que um site profissional pode levar para ficar pronto

Um site não fica pronto da noite para o dia e nem é produzido a partir de uma única ideia que define todo o processo. Para que realmente funcione e chame a atenção do usuário é necessária uma equipe trabalhando conjuntamente, com profissionais de especialidades diferentes a fim de atingir esse resultado.

Devido a tudo isso, o tempo médio para sua página ficar pronta pode ser de até 90 dias. O motivo para tal prazo são as várias etapas requeridas para que um site funcione e esteja de acordo com as expectativas do cliente.

Além disso, pedidos de alteração feitos de “última hora” podem comprometer esse processo e fazer com que tudo fique mais demorado. Assim sendo, uma boa dose de planejamento e clareza sobre o que se quer contribuem bastante para que tudo saia dentro dos conformes.

As principais questões envolvidas na construção de um site profissional

Bom, agora que você já está entendendo a importância e a complexidade da construção de um site profissional, mostraremos passo a passo as principais questões que fazem com que essa tarefa exija o devido cuidado e seriedade para sua conclusão.

Os aspectos cruciais envolvidos na produção de uma página empresarial são:

  1. definição do escopo do projeto: o que se quer alcançar com aquele site, qual o conceito, quais páginas farão parte disso etc.;
  2. pesquisa e benchmarking: baseado no que se sabe sobre o projeto, procura-se entender o nicho e a concorrência para se diferenciar;
  3. criação do layout: qual será a aparência do site, coleta de imagens, onde estarão as páginas e os botões que determinarão sua funcionalidade;
  4. programação: por meio de desenvolvimento front-end, integração com o gestor de conteúdo e outras questões, o seu layout torna-se então “vivo”;
  5. aprovações: com o site fundamentado é necessário então apresentar ao cliente para que seja dado o aval para sua conclusão;
  6. testes e revisões: depois de pronto são feitos testes e revisões antes de colocá-lo no ar.

Vale ainda ressaltar que isso é apenas uma explicação resumida contida em 6 etapas principais. A ideia é que você compreenda que é melhor investir sem pressa em algo que trará resultados reais do que se afobar e ter um site que não será tão efetivo assim.

Se gostou de saber quanto tempo é preciso para a criação de sites profissionais e quer esclarecer quaisquer dúvidas que ainda tenha, deixe seu comentário no post. Será um prazer ajudar nessa importante etapa do seu negócio.