Site fora do ar: veja o que fazer para evitar esse problema

Ter um site fora do ar pode minar seu posicionamento nas principais páginas de busca, bem como gerar insatisfação nos visitantes. Evitar que esse erro aconteça é essencial para a sua presença digital e sucesso na internet.

São muitos os pontos a que você deve estar atento para não deixar que isso aconteça. É bom que os conheça para que cuide dessa questão com a devida atenção.

Caso você seja um cliente da Six ou de outra agência, a primeira coisa a fazer é contatar o seu suporte técnico. Mas, se é você mesmo que gerencia o seu site e vem buscando formas de resolver essa questão, mas ainda não sabe como, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Escolha uma boa hospedagem

Uma hospedagem pode ser dedicada ou compartilhada. Conforme cada nome sugere, isso significa que você pode usar um servidor de forma exclusiva ou repartida com outros sites e clientes.

Obviamente, a hospedagem compartilhada sai mais barato e é mais fácil de usar do que a dedicada. Isso porque ela tem um perfil voltado para aquelas empresas que realmente estão dispostas a investir e cuidar da manutenção de seus sites de forma mais independente.

Mas seja qual for o modelo escolhido, tenha um bom servidor para hospedar o seu site e, se você puder e souber como gerir a sua página, considere a possibilidade de contratar a hospedagem dedicada.

Fique de olho na validade do domínio

O domínio é o endereço do seu website. Geralmente eles têm a validade de um ano e, passado esse período, o contrato precisa ser renovado. É comum que as empresas enviem e-mail aos seus clientes às vésperas da expiração a fim de lembrá-los da necessidade de renovar o acordo.

Porém, se o seu registro estiver em um e-mail o qual você não usa mais, essa questão pode passar batida e você correr o risco de perder o seu domínio. Por isso, mantenha os seus dados atualizados e lembre-se sempre de reafirmar esse compromisso anualmente.

Monitorar possíveis erros de configuração no servidor

É comum na construção de um site configurar redirecionamentos e reescrita de URLs. Porém, erros de digitação também podem passar despercebidos e fazer com algumas páginas não funcionem devidamente e fiquem fora do ar. Se isso acontecer com o index, ou seja, a página principal, significará que o seu site estará inacessível ao visitante comum.

Faça um teste e veja se todos os links do seu site estão funcionando devidamente. Evite que todo o trabalho fique comprometido por conta de detalhes como esse.

Verifique se os redirecionamentos estão corretos

Ao utilizar redirecionamentos em seu website, verifique se eles estão encaminhando o visitante para o link correto. Existem, ainda, os chamados loops de redirecionamento, que podem ser causados, até mesmo, pelo navegador usado no momento da visita. Para ter certeza de que está tudo bem, você pode visitar o seu de diferentes navegadores e ver qual é o desempenho apresentado.

Mantenha o site protegido contra hackers

Não poderíamos nos esquecer do quesito segurança, não é mesmo? O que não falta, atualmente, na internet são vírus, malwares e hackers que podem atacar o seu sistema e prejudicar o seu trabalho de diversas maneiras. Muitos servidores já oferecem um serviço de proteção contra essas ameaças em seu pacote e você deve avaliar os recursos a fim de ter certeza de que tudo ocorrerá bem.

Se o seu site for uma loja virtual, por exemplo, é essencial que os dados do consumidor sejam criptografados para que tenham segurança e tranquilidade no momento da compra. Não cuidar disso pode, inclusive, afastar o consumidor.

Conforme mencionamos, vale relembrar que um site fora do ar significa invisibilidade no ambiente virtual. Para ter uma forte presença digital é necessário que você cuide da funcionalidade da sua página para estar sempre disponível.

Se gostou de saber o que é preciso fazer para não deixar o site fora do ar, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do melhor conteúdo sobre marketing digital e desenvolvimento web.