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Quais são os pontos fortes do seu negócio? Vender é estratégico e conhecer seus pontos fortes e fracos é parte do processo de traçar estratégias efetivas para potencializar suas vendas.

Abrir um ponto de vendas bem posicionado, escolher os melhores fornecedores, a iluminação adequada, música ambiente, tudo, repito: absolutamente tudo é importante para que seu cliente tenha uma boa experiência.

Mas será que só isso é o que fará seu cliente chegar até sua loja, comprar e indicar sua empresa para os amigos? Será que investir somente a boa experiência é o suficiente para manter seu negócio aberto e lucrativo?

Para ter sucesso em seu negócio basta escolher um bom ponto e caprichar na aparência do ponto e no conforto que ele oferece ao cliente?

Obviamente não! Se o segredo do sucesso fosse apenas uma loja bem posicionada e confortável, não seria importante traçar metas, objetivos e planejamentos para atrair clientes e fechar vendas diariamente.

Vender é um ato estratégico, que vai muito além da experiência positiva que o cliente deve ter com a sua marca.

A Busca Pelos Clientes Certos é Um Ato Estratégico

Qualquer pessoa que passa na rua é considerado um cliente certo? Não! Toda empresa deve possuir um público-alvo, pessoas que são a personificação dos objetivos da empresa.

Com isso, queremos dizer que existe um público para o qual sua empresa trabalha. Se a sua empresa é por exemplo, uma loja de roupas de academia voltado para o público feminino, obviamente não adianta fazer propagandas para homens.

A não ser que seja período de data comemorativa, como dia dos namorados por exemplo e sua campanha esteja chamando esses homens para presentear suas parceiras, uma campanha que abrange o público masculino não trará o resultado desejado de fechar vendas, afinal, esse não é seu cliente certo.

Por isso, voltar seus esforços de marketing para o seu público, é uma das estratégias de vendas que você deve apostar para otimizar seus investimentos e garantir melhores resultados, mesmo que a verba disponível para divulgação seja pequena.

Quando uma empresa tenta alcançar um público muito mais abrangente que o seu público-alvo, os esforços acabam gerando um custo muito mais elevado sem a certeza de que haverá algum retorno nesse investimento.

Simplesmente pelo fato de estar generalizando a sua comunicação sem uma estratégia bem definida, ocasionando até mesmo perda de tempo.

Uma vez que o mesmo recurso poderia estar alocado em campanhas para o público-alvo da sua empresa, garantindo resultados muito superiores.

Estratégias Digitais

Atualmente o processo de conquista de um consumidor começa muito antes do cliente chegar em seu ponto de venda! A experiência que o consumidor tem com a marca no mundo digital é fundamental para que as vendas aconteçam no universo offline.

Por isso, marcar presença na internet e adotar estratégias de marketing digital é fundamental para que seu negócio seja visto e que o cliente tenha desejo de visitar seu ponto de venda após ter conhecido suas redes sociais ou site.

Um site bem construído pode ajudar a aumentar as vendas na sua loja física, porque ele foi pensado e montado estrategicamente para atingir esse objetivo.

O site bem construído cumpre todas as etapas do funil de vendas, desde a captação do cliente até a finalização da venda.

Por isso, todo site deve ser planejado e executado por profissionais, que serão capazes de integrar todas as mídias digitais da sua empresa criando um ambiente com o qual seu público-alvo se identifique e gere nessas pessoas o desejo pela compra dos seus produtos ou serviços.

Tendo em vista que a experiência do consumidor começa antes da entrada dele na loja, não adianta meramente traçar estratégias para conquistar esse cliente no ponto de venda (PDV).

É preciso contar com o apoio de profissionais de marketing digital para traçar estratégias para seu site, redes sociais e todos os meios de comunicação que sejam interessantes para a sua marca.

De modo que essa estratégia funcione para atrair mais clientes para dentro do seu PDV, gerando a venda a partir desse impacto positivo que foi causado no universo digital.

As Vendas e a Busca Pelo Cliente Certo

Aumentar as vendas é mera consequência quando se desenvolve uma estratégia pela busca do cliente certo.

Absolutamente toda empresa possui um perfil de pessoas que seriam consideradas “o cliente certo”, esse perfil deve ser definido para que a partir do conhecimento de quem é esse cliente alvo, ou público-alvo, se tenha a possibilidade de traçar estratégias para conversar com esse público.

Na era digital, é preciso aproximar esse público do seu negócio, gerando credibilidade, reconhecimento de marca e proximidade entre os consumidores e sua marca.

Por tudo isso, é importante traçar estratégias online e offline para comunicar-se com o seu público onde quer que ele esteja.

A venda acontece justamente por essa estratégia ter sido bem planejada e inteiramente conectada, tendo todos os processos bem geridos e organizados.

O lado estratégico da venda é exatamente a solução para aumentar a procura de clientes pela sua empresa. Por isso, o investimento contínuo em marketing estratégico é fundamental para qualquer empresa.

Visando buscar o cliente certo, explorar os pontos fortes da empresa e fechar negócios causando impacto positivo na vida do cliente, que certamente irá se fidelizar e falar bem da empresa entre os amigos.

Não Seja Inconveniente

Por fim, mas não menos importante, queremos ressaltar o cuidado que se deve ter em toda estratégia de marketing para que sua empresa não se torne um incômodo na vida do seu cliente alvo.

Muitas vezes a empresa investe alto em pop-ups, mensagens invasivas, automatização de processos de atendimento, mensagens que dizem “espere, temos algo para você” quando o cliente está navegando pelo site.

Esse tipo de estratégia é invasiva e soa até mesmo desesperada. Podendo ocasionar o afastamento do cliente.

Quando falamos em investir no marketing estratégico e na gestão dos processos de venda não estamos incentivando esse tipo de estratégia.

Na realidade, o marketing estratégico é pensado para atrair o cliente, seduzir esse cliente com os pontos fortes da sua marca, mostrando os diferenciais do seu produto ou serviço e a partir disso, a venda se desenha naturalmente.

O poder de decisão sobre a venda é do cliente, esse tipo de mensagem apelativa não gera o desejo pela compra, se gerasse todo vendedor de telemarketing que te liga ofertando produtos teria sucesso na venda.

Mas você já percebeu que ao notar que se trata de uma tentativa de venda você se arrepende por ter atendido a ligação mesmo sem ter reconhecido o número? O mesmo acontecerá com seu cliente caso o seu site seja apelativo e tente vender com esse tipo de estratégia.

Portanto, a dica é utilizar de fato estratégias adequadas para que o marketing funcione e sua empresa consiga vender mais.

Vender é um ato de estratégia, até mesmo a posição dos itens em sua loja deve ser pensada de forma que o cliente não consiga resistir e acabe levando um ou dois itens a mais. 

Ao trabalhar todos os aspectos estratégicos da venda, você certamente notará todo o resultado positivo no caixa de sua loja. E se precisar de ajuda, conte com a expertise da equipe da Six Interfaces.

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