Inbound Marketing

A sua empresa trabalha o inbound marketing? Ele é  uma forma de facilitar a vida dos seus clientes, por isso, é importante adotar essa estratégia como parte do seu negócio.

O Inbound marketing é definido como um conjunto de ações que visam o objetivo de atrair e converter clientes, usando conteúdo que seja relevante para esse público.

Diferente do que acontece com o marketing tradicional, onde as ações são voltadas para que a empresa vá atrás do cliente, no inbound a empresa explora canais para ser facilmente encontrada por seus futuros clientes.

Como isso pode ajudar sua empresa? Trabalhando o inbound você estará facilitando a vida dos clientes e se aproximando deles, criando um relacionamento do público com a marca.

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

Chamado também como marketing de atração, essa estratégia ficou conhecida por não interromper os clientes, e sim atraí-los por seus interesses, dúvidas e problemas.

Deste modo, é uma outra lógica de interação entre marca e consumidor.

3 Pilares do Inbound Marketing

O inbound possui três pilares: marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais. Os três precisam ser trabalhados para atingir os resultados desejados pela empresa. Confira como isso deve ser feito.

1 . Marketing de Conteúdo

Imprescindível para o sucesso do inbound, a produção de conteúdo é o que irá atrair os olhares dos potenciais clientes.

Por isso, ele precisa relevante e de qualidade. Que agregue a vida do consumidor, seja por ensinar alguma coisa interessante ou por resolver alguma questão que o incomodava.

Para que o marketing de conteúdo funcione é preciso definir seu público-alvo, criar personas e alinhar os interesses do público de acordo com essa segmentação.

Esse trabalho deve ser feito por profissionais de marketing, que tem o objetivo de atrair e reter o olhar do cliente para o que a sua marca tem a dizer, gerando credibilidade para a empresa no mercado. 

2 . SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma otimização para que sua página esteja bem posicionada nos resultados dos sites de busca.

Assim como a sua loja física precisa estar bem posicionada para que os clientes cheguem até ela, seu blog e site precisam estar bem posicionados nas pesquisas do Google, por exemplo.

E é justamente através do SEO que você conseguirá atingir essa posição estratégica desejada. Por isso, durante a produção de conteúdo, as técnicas de SEO precisam ser aplicadas para que sua empresa tenha uma boa encontrabilidade.

3 . Mídias Sociais 

Estar presente nas mídias sociais é fundamental para qualquer empresa. Sendo uma ótima solução para se aproximar dos clientes desenvolvendo um relacionamento.

Através das redes sociais seu conteúdo pode ser facilmente compartilhado, de modo que seus seguidores acabam contribuindo na disseminação de sua marca.

O Inbound Marketing é Necessário

Com a utilização cada vez mais ampla da internet, a forma de se comunicar com seus clientes mudou. Por isso, é preciso acompanhar essas evoluções para que sua empresa não fique atrasada mediante os concorrentes.

Assim, é necessário entender que o inbound marketing deve fazer parte das estratégias de marketing digital da sua empresa.

Com um investimento contínuo, de forma que sua empresa nunca deixe de se comunicar com o consumidor, estabelecendo um relacionamento com o cliente através das estratégias corretas.

Dessa forma, seu negócio passa a ter audiência. Leads que contribuem para o desenvolvimento da marca, pois recomendam a empresa para novas pessoas. 

Quais as Diferenças Entre Inbound e Outbound Marketing?

A principal diferença entre as duas estratégias consiste no fato de que no inbound, a empresa não vai atrás do cliente, explorando mecanismos de atração e estratégias de aproximação. Assim, antes de você acionar o consumidor, existe a possibilidade de que ele entre em contato primeiro. 

Diferente do outbound, em que você bate na porta desse cliente para oferecer o produto, sem sequer saber se essa pessoa terá interesse.

Percebe como é mais fácil vender após encantar e fazer com que o cliente te procure? Isso não significa que necessariamente o inbound exclua o outbound de suas estratégias de marketing.

O outbound entra como um complemento das estratégias, ao ampliar as possibilidades de negócio, após o cliente ter conhecido sua marca e já possuir uma opinião sobre ela.

Quais as Melhores Estratégias de Inbound Marketing?

No inbound a empresa precisa oferecer algo para atrair seu cliente. E a escolha do que será oferecido depende diretamente do nicho de atuação do seu negócio.

Por isso, a escolha das estratégias é algo totalmente individual e que precisa ser feito por uma equipe de especialistas em marketing digital, que estabeleça um cronograma exclusivo de estratégias para que os resultados sejam positivos.

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