11-02
Compartilhe

Você já ouvir falar em inclusão digital nas empresas? Sabia que cada vez mais ela passa a ocupar espaço em empresas de diferentes segmentos?

Desde a Revolução Industrial, a forma de gerenciamento das empresas passou por mudanças expressivas.

Na Revolução Industrial, o uso de máquinas a vapor pretendia otimizar os processos produtivos da indústria. Tempos depois, teríamos o que podemos chamar de segunda fase da revolução, onde a eletricidade foi introduzida e os resultados foram ainda melhores, gerando mais transformações no modo de produção.

E o que viria a seguir seria o advento das tecnologias da informação, a começar com a internet em aliança com equipamentos eletrônicos, ajudando a automatizar processos e, além de trazer a otimização, passou a gerar a redução de custos na produção.

Mas as coisas não pararam por aí… Hoje já podemos ver o que se conhece por Revolução Industrial 4.0, caracterizada pelo uso da tecnologia e da agilidade, o que diariamente gera impactos em todos os setores da empresa.

 

Inclusão digital nas empresas: não é mais uma opção, mas uma necessidade

 

Como vemos aqui, a tecnologia faz-se presente e extremamente essencial não apenas na vida das pessoas, mas também no dia a dia das empresas. Por meio dela, por exemplo, é possível fazer uma reunião com pessoas que estejam do outro lado do mundo sem a necessidade de deslocamento.

É importante que não apenas os gestores, administradores e CEOs estejam atualizados com ferramentas e processos que envolvam o meio digital, mas toda a empresa em si. E para isso é necessário que haja a inclusão digital nas empresas.

Caracteriza-se como inclusão digital as ações para democratizar o acesso às tecnologias da informação.

E no ambiente corporativo, a inclusão digital pode ser vista como um direito para os colaboradores, onde as organizações oferecem treinamentos para o manuseio de computadores, com ênfase no uso de ferramentas digitais como e-mail, videochamadas, sistemas de gestão, ferramentas de interação online, entre outras.

Essa transformação digital tem mudado drasticamente o mercado, por isso que a sua empresa necessita se adaptar o mais breve possível a essa realidade.

 

Mas o que isso quer dizer?

 

Em síntese: a estratégia digital da sua empresa é algo crucial. E, por isso, todos na empresa precisam estar mobilizados para tal.

O digital precisa estar presente não somente nas áreas de marketing ou que envolvam tecnologia diretamente, mas também na área de vendas, RH, liderança, cultura, entre outros.

E mesmo que a sua empresa não seja do ramo da tecnologia, certamente ela será conhecida e também buscada através da tecnologia.

Como mencionamos, hoje em dia o digital está presente na vida das pessoas e a tendência é que isso aumente. Por isso que experiências baseadas em ferramentas (softwares, aplicativos ou ferramentas online) e soluções digitais servirão para estar mais perto do seu cliente, e de fato, estar conectado com ele.

 

Mas por onde começar?

 

Embora muitas empresas adotem o uso de tecnologia em seus processos, de qualquer forma – mesmo sendo duro admitir – correm o risco de ficarem para trás, ou seja, elas correm o risco de fracassar, e inclusive, desaparecerem do mercado se não acompanharem as evoluções diárias.

 

Ainda não entendeu?

 

Bem, isso se deve ao fato de que, além da implementação de soluções tecnológicas no seu dia a dia, é necessária conscientização e análise da situação. Somente assim a empresa pode compreender a dimensão da transformação digital que lhe cabe e também compreender como, quando e quais estratégias implementar.

Em outras palavras, é de suma importância que as empresas façam uma análise minuciosa da sua atual situação em relação ao uso da tecnologia.

Após isso, então, pode-se dar o start na implementação das soluções que são necessárias ao seu contexto, como, por exemplo, cursos de qualificação para os colaboradores. Essa ação ajuda não apenas o trabalhador a aumentar sua produtividade, mas também a ter uma vida melhor, pois aumentará o seu nível de desenvolvimento.

 

Um dever que envolve a todos

 

Ao contrário do que se pensa, a inclusão digital nas empresas é uma iniciativa que além de ser realizada pelo setor privado, também precisa da ação do Estado e principalmente das instituições de ensino, para que todos façam a sua parte em todo o processo.

Assim é possível tanto propagar o – fácil acesso ao – conhecimento, quanto promover o crescimento profissional dessas pessoas.

Com isso criam-se cada vez mais oportunidades, tanto para os indivíduos que terão acesso às informações, quanto para a empresa que terá profissionais mais qualificados.

É neste cenário de constantes evoluções que os gestores das empresas precisam adotar uma postura com foco no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais aos seus colaboradores.

Não há para onde correr: o mundo hoje é digital! Esse é o modo como se vive hoje e não há mais voltas, as empresas que não se adaptarem a isso, assumirão consequências.

Você quer ajuda para implementar a inclusão digital na sua empresa? Entre em contato com a Six Interfaces e um de nossos especialistas te ajudará a esclarecer mais sobre isso.

Quem já comentou sobre isso:
Compartilhe