User experience: o design do site interfere na satisfação do cliente?

O user experience (UX), também conhecido como experiência do usuário, tornou-se um elemento de importância primordial na conquista e retenção de clientes.

Ter um site para a divulgação do seu negócio, já não é mais suficiente para garantir a confiança do público alvo nos seus serviços. É importante pensar na distribuição da informação, em um design atrativo e inteligente e na abordagem correta do seu público. Com esses pontos em mente, é possível potencializar a capacidade de atração do seu negócio.

Portanto, ações de UX são essenciais na construção da sua página. Vamos entender melhor esse assunto?

Saiba o que é user experience

Sabe quando você acessa uma página na Internet e ela é confusa, desagradável aos olhos, com informações mal distribuídas? Pois é, dá vontade de desistir da busca pela informação desejada, não é mesmo?

É aí que entra o user experience, ou experiência do usuário. Isso nada mais é do que levar em consideração o usuário da sua página na hora de construí-la, combinando as informações que você deseja passar com os anseios e necessidades do usuário. Isso quer dizer que, na hora de desenhar a página, você deverá pensar na melhor distribuição de dados, nos testes de usabilidade e na atração visual da página, por meio de marketing, engenharia, design e outras ferramentas.

Existem alguns elementos e ações que podem garantir a melhor experiência do usuário para o seu site. Confira algumas das principais abaixo!

Simplifique a experiência

Imagine uma cidade com muita poluição visual, excesso de outdoors e informações por todos os lados. Fica difícil absorver essa quantidade de elementos sem se sentir sobrecarregado. A mesma coisa acontece na web.

Por isso, manter somente o necessário no seu site pode ser uma estratégia certeira para ganhar em experiência do usuário. Isso serve tanto para informações escritas quanto para o excesso de gráficos, imagens, cores e desenhos. O minimalismo, inclusive, está em alta no mundo online e ajuda o visitante a encontrar o que procura sem esforço.

Construa uma hierarquia visual

Ainda pensando na organização, hierarquizar a sua comunicação é imprescindível. Um estudo de Jakob Nielsen de 1997 já indicava que as pessoas não leem as páginas da Internet, mas as escaneiam. Por isso, você deve otimizar a maneira de distribuir o conteúdo da sua página.

Para isso, algumas ações podem ser aplicadas, como:

  1. criar botões de Call To Action, para deixar claro ao visitante o que ele deve fazer;
  2. escrever as informações mais importantes à esquerda das frases, afinal, nós escaneamos as páginas de cima para baixo e da esquerda para a direita;
  3. “enxugue” o conteúdo dos seus textos, publicando apenas o essencial e evitando sobrecarregar o visitante.

Escreva textos fáceis

Da hierarquia visual, passamos a outro ponto importante da experiência do usuário, que é a qualidade e a facilidade de compreensão dos textos escritos.

Se você deseja construir uma boa página para o seu negócio, é importante considerar que o seu cliente em potencial não entra ali buscando boa literatura, mas informações precisas e claras. Ou seja: menos palavras rebuscadas em excesso, mais abordagens diretas e claras sobre o que você oferece. Evite usar palavras difíceis ou pouco conhecidas e até mesmo muitos jargões de trabalho — o seu cliente em potencial pode estar à procura do seu serviço, mas não entender como ele funciona de maneira profunda.

Escolha cores condizentes

As cores são muito significativas no design do seu site e colaboram para a construção da sua identidade visual. Para escolher as cores perfeitas para o seu site, leve em consideração:

  1. as cores do logotipo da sua marca;
  2. a definição de uma paleta de cores enxuta para todo o site;
  3. a harmonização entre as cores escolhidas;
  4. a psicologia das cores, que explica as sensações e sentimentos que cada cor inspira e pode ajudar a traduzir a mensagem do seu negócio.

Ao seguir essas dicas, a user experience do seu site irá melhorar bastante, alavancando os seus resultados. Lembre-se sempre: todos esses pontos devem ser levados em consideração também na experiência mobile. Tenha um site responsivo!

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